HOMENAGEM AO CONEGO HUMBERTO LAUAND

                                                                                                       PELO SEU ANO JUBILAR

E mais uma vez, estamos aqui reunidos nesta Santa Missa, para  dirigirmos nossas orações às Vocações, quer sejam leigas, religiosas ou sacerdotais.

 Em preparação à comemoração do Ano Jubilar do Cônego Humberto Lauand, neste mês de abril, veremos que uma vocação sacerdotal é um dom,        na qual o escolhido recebe um chamado do próprio Jesus.

Será que a Vocação Leiga procede da vocação sacerdotal ou é a Vocação Sacerdotal que provém da vocação leiga?  Esta é uma difícil de  de responder. Na verdade, as coisas de Deus são assim mesmo, sempre  difíceis de se entender.

 De uma coisa tenhamos a certeza, não se escolhe ser sacerdote, pois somente Jesus o escolhe e aos que Ele escolhe, Ele os chama. Jesus                mesmo diz: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que te escolhi, e te destinei para ir dar bons frutos e para que o vosso fruto                  permaneça. “ Ser Padre,  é ser chamado a ser representante do próprio Senhor Jesus: somente ele o padre,  torna Jesus novamente presente no meio dos homens. Na carta aos Hebreus 7,15  nos fica muito claro, o momento que surge um sacerdote à semelhança de Melquisedec, um sacerdote diferente, o qual foi constituído não por filiação ou prescrição de uma lei humana, mas pela sua imortalidade. Está escrito: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec”.  Quanto mais transparente e mais perfeita for a presença do padre perante a Jesus, melhor ele        responderá às indagações dos que o procuram.   Nosso querido Papa João Paulo II, nos exortava a contemplar o de Cristo, para revelá-lo aos outros. Chegou a dizer que os Padres são o “Coração de Jesus” – expressão forte, que significa o Amor de Jesus, divino e humano, que o Padre deve transparecer, através da missão   que exerce. O povo quer ver, tocar, perceber, ouvir o Cristo na pessoa do Padre. A palavra do Padre não deve ser a dele mesmo, mas a  Palavra do próprio Deus. O toque sacramental do Padre não é um  toque meramente humano, ele ultrapassa esta dimensão e penetra no   divino, do qual o sacerdócio é de fato, mediação.  Padre Lauand, nós só temos de agradecer a esta sua vocação e  principalmente agradecer a Jesus pelo seu chamado. Muito são os  chamados, poucos são os escolhidos e como diz São Paulo “Olha por ti  e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se fizeres isso,  salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.” (I Tim 4,16)  Nestes 50 anos de vida sacerdotal, na alegria do seu SIM, com a certeza  de muitos tropeços e muitas lágrimas, mas sempre com a presença de  Nossa Senhora,  amparando-o e protegendo-o, o senhor soube cumprir seu seu ministério.  Mas voltando ao nosso ponto inicial, quando quis comparar os três   seguimentos de vocações, queremos agradecer e homenagear a sua família, especialmente seus queridos pais, Sr Tuffik e Dona Hilda, pela  Vocação à Vida, quando Deus já os tinham escolhidos para serem seus genitores.   Nós da Pastoral Vocacional convidamos  toda a Comunidade Paroquial  e amigos do Padre Lauand, para a Missa que celebraremos todas 1ªs    quartas-feiras do mês, em sua homenagem e num processo de  preparação para a Festa Jubilar do dia 08/12/2011.  Roguemos primeiramente a Deus, que abençoe este nosso sacerdote e   que Maria Mãe e Rainha dos Apóstolos, rogue pela sua vida e  pela sua santidade , mantendo-o na Luz de Cristo, o Bom Pastor

Oração pelo nosso Sacerdote
                                                                           
Senhor Jesus Cristo, que do Santíssimo Sacramento do Altar, nos dizeis que incessantemente pedi e recebereis, concedei ao nosso pároco todas as graças necessárias para sua própria santificação e salvação do povo que lhe foi confiado.
Iluminai-o quando nos instruir na Vossa Santa Lei, fazendo com que a sua Palavra frutifique em nossas almas.
Abençoe-o, quando no desempenho do seu sacerdócio, absolver o pecador, consolar o aflito, confortar o moribundo.
Ouvi-o, quando em oração bater à porta do Vosso Tabernáculo.
Recompensai a dedicação com que se consagra aos deveres do seu ministério.
Abençoai também a sua messe, para que ao virdes a julgar os esforços do obreiro, encontreis repleto o celeiro que lhe foi entregue e que ele receba de vossas mãos a Coroa prometida aos sacerdotes segundo o Vosso Divino Coração.
Nossa Senhora do Carmo, ao vosso coração confiamos o nosso pároco Cônego Humberto Lauand.  Guiai-o,  protegei-o,  salvai-o e levai-o para as glórias celestes, quando Deus Pai assim o determinar.
Amém!

 

 

Pai Nosso ...........

Ave Maria ..........

Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos ...........

Nossa Senhora do Carmo ............