Símbolos religiosos

Acredito que realmente com crucifixo ou sem crucifixo, minha religião será a que professo na Igreja Católica Apostólica Romana. Mas em contra partida, fico pensando como será a crença dos nossos descendentes, daqueles que ensinamos desde pequeninos a respeitar a Santíssima Trindade, a Jesus, a Maria, aos Anjos, aos Santos e à Doutrina da Igreja Católica. Hoje pouco se fala de religião. Tudo o que aprende é numa catequese muito pouco elaborada, vazia de conteúdos, que muitas vezes passam batidos. A Igreja, muito embora em sua missionariedade se empenhe nas pregações da Palavra, muito pouco ou quase nada fala da própria Igreja. Muito me parece que fora dos domínios das igrejas, das casas de formações, da catequese e dos lares cristãos, as coisas estão se tornando cada vez mais difíceis. Parece-me que estamos começando a viver como nos primeiros tempos do cristianismo. Temos de esconder a verdadeira identidade da Igreja de Jesus, pois tudo esta se tornando proibido. Tudo está se tornando difícil para seus ensinamentos, ou tudo que Ele nos ensinou em nome do próprio Deus.                                                                                                                            Não se pode ter sinais do Cristo nas repartições públicas porque o Estado é laico. Mas o que vem a ser a laicidade? Laicidade é um Estado independente da Igreja ou de qualquer outra religião. Mas isto não quer dizer que não podemos nos manifestar. Ora, o próprio Estado nos assegura o livre acesso às religiões, desde que cada uma respeite o Estado e se respeitem, na crença e na autoridade da outra religião, tudo dentro de seu próprio limite. Mas em nome da laicidade o próprio Estado vem defender, em nome de poucos, as tantas manifestações, que há bem de certas condutas sociais, não condizem com um Estado que tem por obrigação cuidar de suas crianças, dos idosos, dos jovens, etc...                                                                                                           Há muito tempo atrás, já tinha lido sobre a dúvida que gera a permanência do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, porque ele também não deixa de ser e lembrar-nos um símbolo religioso cristão. Mas coloco aqui,  ainda outros pontos turísticos e religiosos, que a bem de identificar um Pais chamado Brasil, são lembrados através de fotografias ou cartões postais. Lembro aqui do Santuário Nacional de Aparecida, do Círio de Nazaré no Pará, as cidades históricas de Minas Gerais com suas suntuosas igrejas, muitas igrejas do nosso Nordeste Brasileiro, edificadas no tempo do Brasil colonial, a Catedral da Sé em São Paulo, a Catedral Metropolitana de Brasília, a Catedral da Pampulha em Belo Horizonte e tantos outros símbolos religiosos que servem para identificar o nosso País laico, mas também religioso.

(de Edna Pereira Ares)